PT Cultura
ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead
ADMINISTRAÇÃO – n2pcpag9 31n
LARISSA pOMPILIO OLIVEIRA – 248192014
ELIONEIDE O. A. SIQUEIRA – 250772014 melissa tamy kuvabata - 224712012
PORTFÓLIO 01
Cultura e Clima Organizacional
...............................................................................................................................
Guarulhos
2015
Larissa pompilio oliveira elioneide O. a. siqueira
Melissa Tamy Kuvabata
portfólio 01
Cultura e Clima Organizacional
Portfólio 01 da disciplina Cultura e Clima Organizacional do Curso de Admistração da Faculdade ENIAC.
Prof. Maria Helena Veloso Salgado
Guarulhos
2015
Definições
Cultura Dominante
Refere-se aos valores essenciais compartilhados pela maioria dos membros de uma organização (Robbins, 2005). Esses valores partem, normalmente, do corpo diretivo, expandindo-se para todas as áreas.
Subcultura
Para Hatch e Cunliffe (2006, p. 176) “consiste no subconjunto de membros da organização que se identificam como um grupo distinto e rotineiramente agem embasados em seus entendimentos coletivos únicos”. A subcultura inclui os valores essenciais da cultura dominante, além dos valores específicos de cada departamento ou grupo.
Contracultura
É a cultura peculiar de um grupo que se opõe à cultura mais ampla, contestando seus padrões. Difere, pois, da subcultura que é uma ramificação da cultura, os quais possuem seus padrões de conduta, somente contraditórios em relação aos aceitos pela sociedade.
Foco não só na Instituição, mas principalmente no pessoal, fazem com que empresas cheguem ao ranking das 150 melhores para se trabalhar.
Em 1901 fundava-se a pequena Fábrica de Pregos e Pontas de Paris em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, hoje Gerdau, tendo como proprietário João Gerdau. Com o passar