Introdu O Do Trabalho De PI
INTRODUÇÃO
ORIGEM E EVOLUÇÃO DA AUDITORIA
A auditoria surgiu como consequência da necessidade de confirmação dos registros contábeis, em virtude do aparecimento das grandes empresas e das taxações dos impostos de renda, baseados nos resultados apurados em balanço. Sua evolução ocorreu paralelamente ao desenvolvimento econômico, que gerou as grandes empresas, formadas por capitais de muitas pessoas, que tem na confirmação dos registros com contábeis a proteção ao seu patrimônio.
A auditoria surgiu primeiramente na Inglaterra, que, como dominadora dos mares e controladora do comercio mundial, foi a primeira a possuir as grandes companhias de comercio e a primeira também a instituir a taxação do imposto de renda, baseado nos lucros das empresas.
OBJETOS E FINS DA AUDITORIA
O objeto da auditoria é o conjunto de todos os elementos de controle do patrimônio administrado, dos quais compreendem registros contábeis, papeis documentos, fichas, arquivos e anotações que comprovem a veracidade dos registros e a legitimidade dos atos da administração, bem como sua sinceridade na defesa dos interesses patrimoniais.
A auditoria pode ter por objeto, inclusive fatos não registrados documentalmente, mas relatados por aqueles que exercem atividades relacionadas com o patrimônio administrado, cuja informação mereça confiança, desde que as informações possam ser admitidas como seguras pela evidencia ou por indício convincente.
O fim principal da auditoria é a confirmação dos registros contábeis e consequentes demonstrações contábeis. Na consecução dos seus objetivos ela contribui para confirmar os próprios fins da contabilidade, pois avalia a adequação dos registros, dando a administração, ao fisco e aos proprietários e financiadores do patrimônio a convicção de que as demonstrações contábeis refletem, ou não, a situação do patrimônio em determinada data e suas variações em certo período.
Embora a auditoria não se destine