Psicopatologia - alterações degenerativas na terceira idade
Disciplina: Psicopatologia Geral
Aluna: Mónica Sá Esteves
Índice
Introdução ………………………………………………………………………….. p. 3
O que é o envelhecimento? ………………………………………………….. p.4
Quais as alterações que ocorrem na terceira idade? ……………... p.4
Porque é que essas alterações ocorrem? ……………………….……...p.4
Doença de Parkinson, o que é? ……………………………………………. P.5
Porque ocorre? – Causas …………………………………………………….. p.5
Os sintomas ……………………………………………………………………….. p.5
Tratamento ……………………………………………………………………….. p.6
Como intervir? (TAP) ………………………………………………………… p.6
Conclusão ……………………………………………………………………….... p.8
Introdução
O seguinte trabalho insere-se na disciplina de Psicopatologia Geral, no qual vou apresentar algumas perspetivas que considerei mais interessantes relativas à temática do módulo “Doenças Degenerativas na Terceira Idade”.
Ao longo deste trabalho vou abordar algumas questões básicas sobre o processo do envelhecimento para que consigamos perceber melhor do que se trata, caraterizar essas alterações e abordar a questão do aparecimento da doença de Parkinson em pessoas idosas, fazendo uma pequena referência sobre a depressão, dizendo de que forma podem estar interligados. Por fim, e para concluir, vou fazer uma pequena referência à intervenção de técnicos de saúde, nomeadamente os Técnicos de Apoio Psicossocial, nestes casos específicos.
O que é o envelhecimento?
O envelhecimento é um processo vital pelo qual todos nós passamos. Inicia-se no ventre das nossas mães, desde que as células se começam a formar, até à nossa morte. Este processo é constituído por três fases nomeadamente: o crescimento, a adultez e a terceira idade. Varia de individuo para individuo, sendo que na terceira idade podem surgir diversas patologias como por exemplo a doença de Parkinson assim como diversas alterações a nível psicológico, biológico e social.
Quais as alterações que ocorrem na terceira idade?
O individuo ao longo da vida vai