Psicomotricidade na Saude
Roberta Maíza Ferreira
10C
PSICOMOTRICIDADE NA SAÚDE
De acordo com Heinsius (2010), a psicomotricidade é uma disciplina que toma como objeto de estudo o corpo e suas manifestações. Corpo este que, acumula experiências interagindo com objetos e pessoas e automatiza os movimentos de forma original e singular.
A Associação Brasileira de Psicomotricidade, no 1º Congresso Brasileiro de Terapia Psicomotora, propôs uma definição que viabilizasse o entendimento comum do termo Psicomotricidade, sendo considerada então como uma ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo.
Cardoso e Ramos apud, Almeida (2006,p.17) cita a psicomotricidade como um termo empregado para a concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.
A função do psicomotricista será de oferecer um espaço e um tempo para que o indivíduo desenvolva ou recupere o prazer do movimento por meio do jogo corporal e de ações, nas quais seja vivenciado de forma integrada. (Heinsius, 2010.p. 48)
Doença e Humanização da Saúde
De acordo com a OMS, “ Saúde é um completo estado de bem estar físico,mental e social, e não simplesmente a ausência de enfermidade.”
Devido à mudança do conceito de saúde, atualmente o individuo é considerado saudável dentro de sua totalidade. Para a OMS, a saúde é um recurso da vida diária e não o objetivo dela. Com isso, ao considerar os recursos pessoais ( físicos e psicológicos) e os sociais, a definição de saúde ganha um aspecto abrangente, ampliando o conceito e necessitando além do médico, outros profissionais da área da saúde, formando uma rede de intersetorialidade que combina e compartilha saberes, para o planejamento das ações necessárias na atenção do paciente.
Este movimento denomina-se humanização dos serviços de saúde, que tem por