psicomotricida como auxiliadora na educação especial
2936 palavras
12 páginas
PSICOMOTRICIDADE COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL1Daniele Aparecida Barbosa Zenz2
Maria Izabel dos Reis Araujo3
Rafaela Mariana do Prado 4
RESUMO
O ponto de partida deste artigo é a necessidade de conceituar através de pesquisas bibliográficas a desmistificação sobre a história e o desenvolvimento do conceito da psicomotricidade. Destacando, portanto, alguns fatores essenciais que respaldam o atendimento aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais, neste contexto o enfoque é voltado para a empregabilidade aos alunos que apresentam diagnóstico de deficiência intelectual com déficit na aprendizagem, ressaltando a importância de incorporar atividades psicomotoras alternativas como meio de alfabetização. A psicomotricidade propõe atividades individuais e em grupo, facilitando assim a integração e socialização das pessoas portadoras de necessidades especiais, propiciando com isso o seu desenvolvimento físico, motor e afetivo.
Palavras-chave: Psicomotricidade, Deficiência Intelectual, Educação Especial.
1. INTRODUÇÃO
A psicomotricidade, como ciência educacional, atualmente é vista como grande auxiliadora para os professores e profissionais que trabalham com educação especial orientando o aluno a perceber e tomar consciência de seu esquema corporal e também sua capacidade interior, simultaneamente em que desenvolve as funções ligadas a inteligência, pois contribui como uma abordagem multidisciplinar.
Silva (2011), caracteriza psicomotricidade como:
A psicomotricidade estuda o homem através do movimento de seu corpo em relação ao mundo externo. Está relacionada a um processo de maturação onde o corpo é resultado das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. Ou seja, a psicomotricidade é um conceito de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo indivíduo. É sustentada por três princípios básicos: o intelecto, o movimento e o afeto, resultando na individualidade,