Renascimento
10º Ano … Turma B
20 de maio de 2013
Escola Básica e Secundária de Murça (346305) - Prova Escrita de Verificação das Aprendizagens
1. A arquitetura gótica
Documento A Documento B
1.1 Exemplificando com aspetos evidentes nos documentos A e B, evidencie as principais caraterísticas da arquitetura gótica.
2. Portugal – a centralização do poder na época medieval.
Documento C
Dom Dinis, pela graça de Deus Reis de Portugal e do Algarve. (…) Que como a mim fossem queixas por muitas e variadas pessoas, queixando-se dos fidalgos, e do Arcebispo e dos Bispos, e das Sés, e dos Abades, e dos Priores, e de muitos outros de minha terra, porque faziam honras em muitas maneiras, e como não deviam, de modo que muitos homens-bons e lavradores eram oprimidos, (…) querendo-se servir dos corpos e dos haveres pela força contra o direito, e pousando com eles contra sua vontade, (…) de que se seguiam muitos crives e desavenças (…)
E feita a inquirição (…) os fidalgos pediram-me perdão (…) e que desde ali em diante não fariam honras nem acrescentariam nas antigas (…)
E ora depois foi a mim dito (…) que alguns fizeram novas honras e acrescentaram nas antigas (…)
E assim a minha Corte julgando mandou, que todas as honras que foram feitas de novo, ou acrescentadas nas velhas, que não valham, e que sejam todas em devasso [confirmadas e repostas na sua condição legal].
Dada em Santarém aos quinze dias de fevereiro era de 1348 (ano de 1310).
Inquirições de D. Dinis, Beira e Além Douro
Documento D
(…) e hora alguns concelhos se me enviaram queixar, que alguns clérigos e ordens faziam mui grandes compras em minha terra. (…) e porém mando e defendo que os clérigos e ordens, nom comprem herdamentos (…)
Dada em Lixboa a dez dias de julho (…) era de mil trezentos e vinte e dous anos [1284]
Documento E
Inocêncio, bispo dos servos de Deus. (…)
O nosso caríssimo filho em Cristo, o ilustre rei de Portugal [D. Sancho II], (…) pondo em prática uma