Psicologias-capítulo i/questionario
O conhecimento científico é produzido por uma investigação científica, através de métodos ou procedimentos que buscam soluções para os problemas de ordem prática da vida diária. No cotidiano, sem a ciência, é usado o conhecimento empírico ou senso comum, que é aquele que não precisa de comprovação, mas existe, como o fato do chá de erva cidreira fazer passar a dor de cabeça, sem nenhum dado que comprove a afirmação, mas tendo base somente na experiência.
2. Explique o que é senso comum.
E o comportamento que se espera de pessoas normais, em situações normais. Si vás atravessar uma avenida, es de senso comum olhar para os lados, se vás subir em um elevador, es de senso comum chamá-lo com o botão de chamada, se chover, correr e lógico, se te sentes doente procura um medico, em fim, senso comum e o comportamento lógico de pessoas comuns. O senso comum adquire-se quase sem se dar conta, desde a mais tenra infância e, apesar das suas limitações, é um saber fundamental, sem o qual não nos conseguiríamos orientar na nossa vida quotidiana.
3. Quais são os possíveis objetos de estudo da Psicologia?
O comportamento humano, o inconsciente, personalidade, consciência humana.
4. Qual a matéria-prima da Psicologia?
É o homem em todas as suas expressões as visíveis (comportamento) e as invisíveis (sentimentos), as singulares (porque somos o que somos) e as genéricas ( porque somos todos assim).
5. O que é subjetividade?
É a síntese singular e individual que cada um de nós vai construindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural ( é o que nos diferencia das outras pessoas).
6. Por que as práticas místicas não compõem o campo da Psicologia científica?
Porque não são construídas no campo da ciência, a partir do método e dos princípios científicos. Estas em oposição aos princípios da Psicologia porque pressupõem que nelas (práticas místicas) que há