psicologia e sociologia 1
- Uma realidade social: os seres humanos organizados em sociedades.
A existência dos seres humanos caracteriza-se:
- Pelo estabelecimento de relações entre si e pelo estabelecimento de relações com a natureza.
- As relações entre os seres humanos, caracterizam-se pela vivência em grupo.
- A acção dos indivíduos na vida social, desenrola-se a vários níveis, com grupos de diferentes dimensões, desde os mais restritos aos mais alargados: vida familiar, escola, trabalho, convívio.
O estudo da realidade social e dos fenómenos que resultam da vida em sociedade – fenómenos sociais - é o objecto das ciências sociais.
A complexidade da realidade social dá origem à constituição de diferentes ciências sociais – História, Economia, Sociologia, Antropologia, Política, etc.
As ciências sociais estudam a mesma realidade social sob perspectivas diferentes, mas que se completam umas às outras. É nisto que consiste a interdisciplinaridade das ciências sociais.
A Sociologia, como ciência, nasceu no séc. XIX, com o objectivo de explicar os fenómenos sociais da mesma forma objectiva e sistemática que as ciências naturais estudavam os fenómenos da natureza. O criador do termo Sociologia foi Augusto Comte (1798-1857).
O objecto real da Sociologia é o estudo dos fenómenos que se produzem e reproduzem a sociedade – os factos sociais.
Os fenómenos sociais – factos sociais – ‘’apresentam características muito especiais: consistem em maneiras de agir, de pensar e de sentir, exteriores ao indivíduo, e que são dotados de um poder coercitivo, em virtude do qual se lhe impõem’’.
Os factos sociais apresentam as seguintes caracteristicas:
Exterioridade;
Coercitividade;
Relatividade;
A Sociologia quando analisa a realidade social:
Encara os fenómenos sociais como factos sociais;
Integra os factos sociais no contexto social onde ocorrem;