Psicologia Social - Identidade
CONCEITO SOBRE IDENTIDADE
Conceito de identidade são expressões distintas como imagem, representações e conceitos; referem-se a conteúds conjutos de taços, de imagem, de sentimentos que o indivíduo reconhece com fazendo parte dele próprio.
A identidade pode ser presentada pelo nome, pelo pronome “Eu” ou por outras predicações, como àquelas referentes ao papel social.
O sistea identificatório são subdivididos e a identidade passa a ser qualificada como identidade pessoal (Atributos especificos do indivíduo) e ou identidade social (Atributos que assinalam a pertença a grupos ou categorias); predicativos mais especificos como identidade ética, religiosa, profissional, etc.
COMO SE CONSTITUI A IDENTIDADE?
É do contexto histórico e social em que o homem vive que decorrem as possibilidades e impossibilidades, os modos e alternativas de sua identidade. No entanto, como detrmina, a identidade se configura, ao mesmo tempo, como determinante, pois o indivíduo tem um papel ativo quer na construção deste contexto a partir de sua inserção, quer na sua apropriação.
Sob está perpectiva é possível compreender s identidade pessoal como e ao mesmo tempo identidade social, superando a idetidade falsa dicotomia entre as duas instâncias.
O indivíduo se configura ao mesmo tempo como personagem e autor-personagem de uma história que ele mesmo constrói e que, por sua vez, o vai constituindo como autor.
O QUE A IDENTIDADE É E NÃO É?
Compreender identidade... Articula dimensões... Contraditórias, pois avessas ao pensameto lógico formal com o qual estamos habituados: INDIVIDUAL/SOCIAL, ESTABILIDADE/TRANSFORMAÇÃO, IGUALDADE/DIFERENÇA, UNICIDADE/TOTALIDADE. Implica compreendê-la como constituída na relação interpessoal.
O eu, pronome próprio que a identidade evoca, enquanto o pronome é um substituto dde substantivos ou nomes. O nome próprio é uma representação da identidade precocemente adquerida a partir da forma como os outros nos chamam, e, portanto, pelo