Psicologia nas organizações - mudança de ênfase: dos atípicos para a normalidade.
A Psicologia do comportamento organizacional
Mudança de ênfase: dos atípicos para a normalidade.
Atualmente, o ponto de vista comportamental tem recebido uma atenção especial e muito tem se escrito e lido a respeito. O ser humano tem chamado a atenção de estudiosos a fim de conhecer a fundo os aspectos comuns que são verdadeiramente peculiares.
O motivo real das ciências do comportamento estar presente entre os estudos da atualidade é que todos querem conhecer-se melhor, seja a si mesmo ou aos outros com as quais convivem ou um grupo organizacional. Os maiores esforços de tornar acessível o acervo de conhecimentos a pessoas que se interessam pelo comportamento humano para que possam resolver seus problemas diários. E somos nós mesmos, os amigos, familiares, colegas de trabalho e escola, nossos superiores e subordinados representam exemplos típicos de grande interesse que se tem sobre o assunto.
A psicologia representa uma importante área de estudo do comportamento humano. Quando as pessoas procuram um conhecimento direcionado as ciências comportamentais estão deixando de se qualificar somente voltadoas para um grupo específico de pessoas com problemas atípicos ou pouco comuns, tais como os débeis mentais, neuróticos, os psicóticos e os gênios.
No inicio chamaram a atenção pelos desvios de conduta, ou seja, não estavam enquadrados naquilo que se chamava de normalidade. Na medicina, a doença do corpo era inicialmente estuda a maior preocupação dos estudiosos, o tempo passou e a atenção foi direcionada tanto para saúde física quanto a saúde mental e com isso o interesse por pesquisas sobre o assunto, para que pudessem adotar mecanismos de profilaxia de doenças e dos desajustes, ao invés de tão somente curar ou reorientar.
Sendo assim, o ser normal em sua maneira de existir e se comportar, passou a ser alvo de estudos e fizermos grandes descobertas em termos comportamentais. O comportamento humano esta presente em