Psicologia Juridica
PSICOLOGIA JURÍDICA
GOIÂNIA
2013
UNIVERSIDADE PAULISTA
PSICOLOGIA JURÍDICA
Trabalho apresentado para composição parcial de notas da disciplina ministrada pelo Profa. Anna Rogéria.
GOIÂNIA
2013
MODULO 4.
1) Qual é a crítica que a Antipsiquiatria faz ao conceito de doença mental?
R. C) A crítica que a Antipsiquiatria faz ao conceito de doença mental é um conceito comprometido com aqueles que querem manter uma determinada ordem social.
2) Para Sigmund Freud , o homem é um "animal" doente, uma vez que a civilização impõe sacrifícios que causam angústia. Diante disso, como lida o neurótico obsessivo com essa angústia?
R. A) O neurótico obsessivo lida com essa angústia como uma obediência cega à lei e "enterra" seu desejo nas convenções sociais
3) O termo "normalidade" significa encontrar-se dentro das normas. No Código Penal brasileiro, o doente mental foge da normalidade e, consequentemente
R. B) No Código Penal brasileiro, o doente mental foge da normalidade e, consequentemente inimputável.
4) Algumas vezes, a Justiça solta da prisão sujeitos extremamente perigosos. Por que os psicopatas enganam até peritos experientes?
R. C) Os psicopatas enganam até peritos experientes porque são aparentemente "normais" e comportados. Quando menos se espera, atacam suas vítimas.
MODULO 5
1) O século XX e a globalização trouxeram mudanças profundas nos laços sociais da sociedade contemporânea. Assinale a resposta CORRETA:
R. A) A sociedade deixa de ser pai-orientada.
2) Nossa lei reconhece ou não as seguintes configurações familiareps? assinale a alternativa correta.
R. E) A união homoafetiva é a união de vida entre duas pessoas do mesmo sexo reconhecida pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
3) O Código Civil de 1916 estabelece o pátrio poder como