Psicologia Jur dica em suas diversas rias
A psicologia jurídica nos rodeia a todo o momento estudando o comportamento do ser humano, seja nos casos simples quanto nos casos complexos.
Hoje, o trabalho dos psicólogos no ramo jurídico compreende a investigação em diferentes níveis como:
1. Psicologia Jurídica na área penal: o Direito Penal é uma das áreas mais discutidas. A psicologia é voltada a essa área como o estudo dos aspectos psicológicos do criminoso tendo como campo de pesquisa as causas da criminalidade, bem como a personalidade e a conduta do delinquente. Logo a psicologia penal ou criminal passa a ocupar uma posição de maior destaque;
2. Psicologia Jurídica na área Cível: a Psicologia Jurídica e o Direito Civil agem nas ações em são requeridas as interdições e indenizações em efeito de danos psíquicos. A interdição refere à capacidade exercida por si mesmo dos atos da Vida Cível. Os danos psíquicos podem ser definidos como sequelas na emoção ou danos psicológicos de um fato traumatizante e é assim que a psicologia atua.
3. Psicologia Jurídica na área da família e sucessões: Nessa área a psicologia atua nos processos de reparação, paternidade, disputa de guarda e acompanhamento de visitas. A psicologia tem o espaço de fortalecer a família sócio ativa, marcando a valorização de cumprir as relações familiares.
4. Psicologia Jurídica na área da Infância e Juventude: Nessa área a psicologia vem efetuar ações de adoção, conselho tutelar da criança e do adolescente em situação de risco, intervenções junto a crianças abrigadas, infração e medidas socioeducativas. Os psicólogos participam no processo de adoção por meio de uma assessoria constante para a família adotivas medidas socioeducativas são punitivas no sentido que responsabilizam socialmente esses infratores superação de sua condição de exclusão assim como a formação de seus valores positivos na vida social.
5. Psicologia Jurídica na área Prisional: De acordo com Kolker (2004), Psicologia no Sistema