Psicologia Hospitalar
O Que é a Psicologia Hospitalar?
A psicologia hospitalar se propõe em ser uma área de conhecimento que visa fornecer suporte ao sujeito em adoecimento, a fim de que este possa atravessar essa fase com maior resiliência. Nesse sentido, é um campo de entendimento e tratamento dos aspectos biológicos em torno do adoecimento, não somente doenças psicossomáticas, mas todo e qualquer tipo de enfermidade.
Comumente, o processo de adoecimento traz em seu bojo uma desorganização da sua vida, de modo que provoca várias transformações em sua subjetividade, ou seja, o sujeito sai do conforto de seu lar e se depara com a hospitalização, muda seus hábitos, perde sua identidade e, muitas vezes, acaba virando um número de prontuário.
Nesse momento, junto a toda equipe multidisciplinar, surge à figura do psicólogo que tem esse intuito de escutar e acolher o sofrimento do indivíduo frente as suas principais dificuldades no que tange a essa fase. Enquanto a medicina visa curar a patologia, a psicologia hospitalar busca o entendimento do sujeito frente à doença.
O trabalho da psicologia hospitalar é de possibilitar voz a essa pessoa, fazer surgir à palavra. O instrumento de trabalho desse profissional é a escuta e a palavra, a partir desse enfoque o psicólogo visa minimizar o sofrimento psíquico do paciente enfermo.
O Trabalho do Psicólogo Hospitalar
Seu principal objetivo é auxiliar o paciente em seu processo de adoecimento, visando à minimização do sofrimento provocado pela hospitalização. Esse profissional deve prestar assistência ao paciente, bem como seus familiares e a equipe de serviço, sendo que este deve levar em consideração um leque amplo de atuações, tendo em vista a pluralidade das demandas.
De acordo com a definição do órgão