Psicologia do Desenvolvimento
Por desenvolvimento entende-se o conjunto de mudanças contínuas no ser humano ao longo da sua existência.
O conceito de desenvolvimento assim uma sequência de alterações graduais que levam a uma maior complexidade no interior de um sistema ou organismo. Na evolução por que passa cada indivíduo desenham-se estádios que seguem uma ordem praticamente imutável, mas o tempo de permanência em cada um deles varia conforme o indivíduo.
A psicologia do desenvolvimento tinha uma visão negativa da infância, encarando a criança como uma espécie de selvagem quase sem humanidade, incluindo-a na mesma categoria em que mantinham os primitivos e os deficientes mentais.
Teorias do desenvolvimento
Maturacionismo: Gesell encabeça a defesa do modelo maturacionista, acreditando que o desenvolvimento se deve fundamentalmente a processos internos de maturação do organismo. Segundo o maturacionismo, as diferenças observadas ao longo do desenvolvimento ocorreriam numa sequência geneticamente determinada, devendo muito pouco às influências ambientais externas.
Mecanicismo: Os psicólogos behavioristas são adeptos de um modelo mecanicista, segundo o qual o organismo humano reage passivamente às imposições do meio externo, que determinam as suas progressivas modificações. Resumidamente, podemos dizer que psicólogos como Watson e Skinner negligenciam qualquer interferência de fatores internos associados aos organismo, acreditam que as diferenças detectadas na evolução do indivíduo se devem exclusivamente às situações do meio.
Organicismo: Os psicólogos que defendem o modelo organiscista assumem uma perspectiva interaccionista, em que consideram que o desenvolvimento é um processo dinâmico em que factores maturacionais, genéticos e da experiência externa se combinam no decorrer dos diferentes estádios por que o indivíduo passa ao longo da vida.
• Piaget e o desenvolvimento cognitivo
Jean Piaget elaborou uma teoria do desenvolvimento a partir