Psicologia das organizações ii
O presente trabalho, inserido no âmbito da Unidade Curricular de Introdução à Psicologia das Organizações II, visa explorar o tema recrutamento e selecção nas organizações e consiste na análise de um artigo científico. Para o efeito, escolhemos analisar um artigo que se intitula “Use of illustrations in recruitment advertising by servisse companies”, dos autores Sonal Sisodia e Nimit Chowdhary, do ano de 2012. Consideramos pertinente a escolha deste artigo, visto que, cada vez mais existe uma necessidade de aprimorar os processos de recrutamento e seleção e, neste caso, é interessante analisar como a percepção que se tem dos anuncios publicitários ou de emprego pode influenciar a postura de uma empresa no mercado.
O artigo supramencionado foca o seu conteúdo, primordialmente, no tema do recrutamento. Este tem como principal objectivo realçar a importância da concentração numa abordagem de contratação eficaz numa organização de serviço, centrando-se no processo de recrutamento existente nos serviços organizacionais na Índia. Para tal, o conceito e conteúdo do recrutamento por anúncios impressos e, mais particularmente, numa componente visual da publicidade, são elaborados e ilustrados com a ajuda da análise de conteúdo. Além disso, é feita uma tentativa de observar se o uso de ilustrações em anúncios de recrutamento varia entre os diferentes tipos de serviço. Para validar os resultados da análise de conteúdo, foram aplicados testes estatísticos.
. Num primeiro momento, é ressalvado que o sector de serviços tem estado na vanguarda do desenvolvimento acelerado da economia indiana, contribuindo com quase 63% do PIB em 2007-08, no qual em 2008 os mercados da Índia lançaram-se internacionalmente. Sendo que, a Índia continua a progredir no sentido de uma economia baseada em serviços, o papel do funcionário é, sobretudo, contribuir para o sucesso da organização, pois o comportamento deste consiste num componente integral das empresas de