Psicologia da saúde
1) O que caracteriza a psicologia como uma ciência?
Para ser considerado uma ciência precisa-se ter um objeto de estudo, o objeto de estudo da psicologia é o ser humano. A psicologia vai estudar os processos mentais que são os sentimentos, pensamentos e a razão, e estuda o comportamento humano também.
2) Quais os motivos responsáveis pela diversidade de objetos da psicologia?
Os motivos dessa diversidade é a quantidade de objetos de estudo, pois há uma grande variedade de fenômenos psicológicos. Portanto, não podem ser sujeitos aos mesmos padrões de descrição, medidas, controle e interpretação.
3) Explique com suas palavras, mas de forma correta, o que é subjetividade?
Subjetividade é a maneira como cada um responde ao mundo, ou seja, como diz o dito popular “cada cabeça é um mundo”, cada um pensa de uma maneira diferente, tem sentimentos diferentes um do outro.
4) Qual a diferença entre o conhecimento do senso comum e do conhecimento cientifico?
O conhecimento do senso comum é aquele conhecimento que vamos acumulando no nosso cotidiano, são experiências que continuam a ser efetuadas de geração a geração.
O conhecimento cientifico é aquele que é cientificamente comprovado, que tem um objeto especifico de estudo, é verificável e racional, usa uma linguagem precisa e rigorosa.
5) Qual a importância do cotidiano para a ciência?
Porque o conhecimento científico usa o cotidiano para fazer suas pesquisas.
6) É correto afirmar que a subjetividade surge com o homem do século XX? Justifique sua resposta.
Não. A subjetividade não é inata ao indivíduo, ele constrói aos poucos ao longo da vida através de relações sociais e vivendo novas experiências. A subjetividade é o mundo das ideias, ou seja, cada um tem seu próprio pensamento, e surgiu desde que o homem passou a existir, mas só foi adquirida, quando ele foi desenvolvendo.
7) Qual a diferença entre as praticas místicas e a psicologia?
As práticas místicas são