Psicologia da Educação- Estudo do filme "Escritores da Liberdade", zona proximal.
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
Aluno: Larrique José Cirino
RA: 1101352
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Filme:
“Escritores da Liberdade”
PROFESSORA: Adriana Dias De O Serradella
Campinas-SP 2013
Zona do Desenvolvimento Proximal
Trechos do filme e o Conceito da Zona de Desenvolvimento Proximal:
1- “Na cena 3 do filme “Escritores da Liberdade” a professora Gruwell arrisca trabalhar a rima interna em sala de aula, através de um rádio e musica do estilo Rap, na qual foi a sua tentativa de proximidade com os alunos, tentando trazer um aspecto cultural da realidade desses”. Percebe-se que a professora tentou trabalhar a mediação na sua atividade de rima.
2- “A professora promove uma excursão para o museu, chamado “Museu da Tolerância”, onde a temática era o holocausto da Segunda Guerra Mundial, os alunos conhecem histórias de crianças vitimas do holocausto e se identificam, pois também viviam em uma guerra. Após o museu, os alunos vão para um jantar no hotel onde a professora Gruwell trabalha, onde conhecem algumas vitimas do holocausto”. A mediação e a aproximação com o aspecto físico cultural da temática, através do diálogo interpessoal entre professor, aluno e objeto de estudo.
3- “Na cena 8 do filme, a professora distribui um livro entre os alunos, no qual eles se identificam com a história devido ao terror da vida cotidiana de cada um, o titulo do livro era “O diário de Anne Frank”, após o estudo do livro a professora Gruwell faz um convite a senhora Gies, qual abriga a família de Anne Frank durante a guerra”. Percebe-se então a interação do contexto cultural entre os alunos com a senhora Gies, com mediação.
Relatório e análise
“Escritores da Liberdade”
O filme “Escritores da Liberdade” é baseado em fatos reais e se passa em uma cidade da Califórnia chamada Long Beach no ano de 1994. O filme narra a vida de uma professora recém-formada e estadunidense Erin Gruwell, que logo após a sua formação