Psicologia Construtivista
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo, a observação do comportamento de um sujeito no processo de modelagem. Modelagem consiste em reforçar o comportamento de um determinado sujeito de forma ao alcance do objetivo.
É possível observação e a comparação através de gráficos, o comportamento inicial de um sujeito não condicionado, e os resultados de um sujeito condicionado, e modelado. Tínhamos como objetivo dos reforços o sujeito de estudos (rato) virar cambalhota. Este trabalho de observação nos foi disponibilizado através de um programa virtual “Pro Sniffy”. O “Pro Sniffy” utiliza-se a caixa de Skiner. Dentro dessa caixa o sujeito (rato) desenvolve diversos comportamentos livres até ser condicionado. No fundo deste ambiente encontra-se, um bebedouro, um comedouro, uma barra que é utilizada para que o sujeito possa pressionar e fornecer o alimento, luz e uma caixa para emissão de sons. A parede de vidro nos permite visualizarmos as ações desenvolvidas pelo mesmo, fazem parte do programa também um quadro de Associações Operantes, quadro de Registro Cumulativo de Comportamentos e Quadro Assistente de Laboratório.
Em cada pratica desenvolvíamos anotações onde era registrado o comportamento e resultados desde o inicio (não modelado) até obtermos resultados dos reforços (modelado). Ou seja seguíamos os seguintes passos: Nível operante, Treino ao comedouro, Modelagem e Reforçamento continuo e obtenção de resultados finais.
Aferição do comportamento
Nível Operante
Reforçamento contínuo
Tocar a barra
15
0
Pressionar a barra
7
3
Farejar
125
53
Levantar
62
21
Limpar-se
95
30
Abaixar a cabeça
41
168
Rolar
0
53
RELATÓRIO
A observação foi feita pelos...com o programa Pro- Sniffy .
Pratica 1 Nivel Operante: Foi realizado a observação e registro de atividades do indivíduo (no caso um rato virtual). No