Psicologia comportamental
Jennifer Tabata de Lima RA 1157381198
ATPS TEORIAS EXISTENCIAIS HUMANISTAS I
Santo André
2011
QUE VISÃO DE HOMEM É PROPOSTA PELA TEORIA DE SARTRE?
Segundo Sartre, o homem nasce um “nada” de determinações, pois não possui um destino traçado a priori, ao contrario, passa a se construir a partir da livre escolha de seus projetos e consequências da possibilidade de altera – los, conferida pela liberdade. Desse modo estamos condenados a ser livres. O ser humano é responsável por seus atos, desta forma se o ser humano é responsável por todos seu atos, é construído nas suas escolhas, então não haveria instintos ou pré - determinações que pudessem justificar suas ações, e assim o homem seria aquilo que fizesse de si mesmo, Sartre dizia que o covarde o é não por influencia do meio, da sociedade ou por determinismos orgânicos, mas que é responsável por sua própria covardia. Desta forma, o homem não foi planejado e é livre para se fazer a partir de suas escolhas.
Sartre defende que o homem é livre e responsável por tudo que esta em sua volta. Somos responsáveis por nosso passado, nosso presente e nosso futuro. O homem é o único responsável por seus atos e escolhas. Para Sartre, nossas escolhas são direcionadas por aquilo que nos aparenta ser o bem, em outras palavras o homem é um ser “projeta torna –se Deus”.
O homem possui uma natureza humana, esta natureza, que é o conceito humano, encontra-se em todos os homens, o que significa que cada homem é um exemplo particular de um conceito universal - o homem; para Kant resulta de tal universalidade que o homem da selva, o homem primitivo, como o burguês, estão adstritos à mesma definição e possuem as mesmas qualidades de base. Assim, pois, ainda aí, a essência do homem precede essa existência histórica que encontramos na natureza. Que significará aqui o dizer-se que a existência precede a essência? Significa que o homem primeiramente existe, se descobre,