psicologia aplicada
A comunicação confunde-se com nossa própria vida, estamos a todo tempo nos comunicando, seja através da fala, da escrita, de gestos, de um sorriso e até mesmo através do manuseio de documentos, jornais e revistas.
Os elementos da comunicação nos permitem transmitir informação, expressão e significados os diversos sistemas simbólicos das diferentes linguagem. A forma de comunicação está divida entre:
- emissor ou remetente: é aquele que envia a mensagem (uma pessoa, uma empresa, uma emissora de televisão etc.)
- destinatário: é aquele a quem a mensagem é endereçada (um indivíduo ou um grupo).
- mensagem: é o conteúdo das informações transmitidas.
- canal de comunicação: é o meio pelo qual a mensagem será transmitida (carta, palestra, jornal televisivo)
- código: é o conjunto de signos e de regras de combinação desses signos utilizado para elaborar a mensagem; o emissor codifica aquilo que o receptor irá descodificar.
- contexto: é o objeto ou a situação a que a mensagem se refere.
2- Tipos de comunicação:
A comunicação divide-se em duas vertentes verbal e não-verbal.
A comunicação verbal é composta pela palavra, essencialmente concretizada por escrito e devidamente documentada. Esta comunicação tem duas formas de se realizar: a comunicação oral onde predominam as ordens, os pedidos, as conversas, entre outras., e a comunicação escrita: como é o caso das cartas, dos telegramas, dos cartazes, dos livros, jornais ou revistas.
Por sua vez, a comunicação não-verbal está intimamente ligada com a ocorrência de troca de sinais: olhar, gestos, postura, mímica.
O termo meio de comunicação refere-se ao instrumento ou à forma de conteúdo utilizados para a realização do processo comunicacional.
Há dois tipos de meios de comunicação: pessoal e social:
Os meios de comunicação pessoal são aqueles que se utilizam para comunicar via correio, telefone, fax. Os meios de comunicação social são aqueles que