psicologia aplicada
1. Liderar é necessário conhecer a natureza humana e saber conduzir e influenciar as pessoas. A influência é uma força psicológica, uma transação interpessoal, na qual uma pessoa age de modo a modificar o comportamento de outra de maneira intencional.Desta forma há de se compreender que esta capacidade de realização de desejos e sonhos, é considerada também como uma força capaz de conduzir o indivíduo ao alcance de seus ideais. Daí a importância de correlacionar liderança e poder.
Considerando a afirmativa acima, explique a relação entre liderança e poder. (de 4 a 8 linhas),
R = Liderança e amor são questões ligadas ao caráter. Paciência, bondade, humildade, abnegação, respeito, generosidade, honestidade, compromisso. Estas são as qualidades construtoras do caráter, são os hábitos que precisamos desenvolver e amadurecer se quisermos nos tornar líderes de sucesso, que vencem no teste do tempo.
O caráter é uma coleção de habilidades e boas práticas, de como agimos ao longo de nossas vidas, acerca das circunstâncias e demais pessoas que nos cercam.
O modo com que o líder trata das circunstâncias da vida diz muito sobre seu caráter. As crises não formam, necessariamente, o caráter, mas certamente o revelam. Liderar é ajudar as pessoas a obterem sucesso naquilo que elas fazem. Para liderar eficazmente é preciso saber delegar, apoiar, acompanhar e ser um servidor. Portanto, dê a oportunidade de crescimento a sua equipe, delegue certo. Defina com todos quais são as metas a serem alcançadas e dê o foco ao seu time de trabalho, pois uma equipe apática e sem produtividade pode ser um sinal de uma liderança que não sabe delegar na direção do sucesso.
2. Para, Chiavenato (2000), liderança é a influencia interpessoal exercida numa situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana, utilizada para a consecução de um ou mais objetivos específicos. Chiavenato ( 2000),ainda, relata que as teorias sobre liderança podem ser