Psicofisiologia
A neuroipófise constitui o lobo posterior da hipófise. É conectada à parte do cérebro chamada de hipotálamo através do infundíbulo. Os hormônios são produzidos nos corpos celulares dos nervos posicionados no hipotálamo, e são então transportados pelos axônios das células nervosas em direção à hipófise posterior.
Os hormônios secretados pela hipófise posterior são:
• ocitocina, que vem do núcleo uparaventricular do hipotálamo;Hormônio responsável pela contração do útero no período de gravidez; Auxilia na produção de leite materno.
• hormônio antidiurético, também conhecido como ADH (vasopressina) ou AVP (arginina vasopressina), que vem do núcleo supraóptico do hipotálamo. Já esse trabalho junto dos glomérulos, e durante a passagem pela cápsula de Bowman auxilia na extração de água excessiva que seria eliminada na urina.
Hipófise anterior (Adenohipófise)
A adenoipófise compreende o lobo anterior da hipófise e faz parte do sistema endócrino. Ao contrário do lobo posterior, o lobo anterior é genuinamente glandular, fazendo jus à raiz adeno do seu nome.
É uma glândula formada por cordões epiteliais anastomosados e rodeados de uma rede de sinuosidades. De acordo com a afinidade aos corantes, a adenoipófise apresenta dois grupos celulares: cromófilas (com granulações coráveis) a as cromofóbicas (sem granulações coráveis). Atualmente são identificados, com o uso da microscopia eletrónica , cinco tipos celulares na sua estrutura: corticotropos, gonadotropos, somatotropos, lactotropos e tirotropos.
Sob a influência do hipotálamo, a adenoipófise produz várias hormonas peptídeas reguladoras de vários processos fisiológicos, entre os quais o stress, o crescimento e a reprodução.
• Hormônio do crescimento (somatotrofina): atua sobre as cartilagens de crescimento dos ossos; controla parte do metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos.
• Adrenocorticotrópico (ACTH): estimula a secreção dos hormônios córticosupra-renais.
•