psico
Psicologia Clínica
São Paulo índice: 3- Introdução.
4- Caracterização do campo de atuação e população atendida.
5- Áreas de atuação e mercado de trabalho.
Introdução:
Dentre as áreas da ciência psicológica a fazer, a mais conhecida é a psicologia clínica.
Muitos ainda associam a imagem do psicólogo somente ao modelo clínico.
A clínica em psicologia é um espaço criado para atender o outro em sua singularidade, ouvi-lo, orientá-lo, apontar caminhos a fim de proporcionar alívio emocional, autoconhecimento, ajustamento criativo... O psicólogo é o profissional mediador que propicia o encontro do sujeito consigo mesmo. Os atendimentos e tratamentos ocorrem em clínicas particulares, em sua maioria.
Nós, membros deste grupo, fomos entrevistar psicólogas da área clínica, onde podemos conhecer de perto como é atuar nessa área.
Foram 3 psicólogas entrevistas, a Z.M , a C.E e a R.L
Caracterização do campo de atuação:
Para se ter o próprio consultório na área clinica, pode-se dizer que não é algo fácil. É necessário bastante esforço e dedicação.
Porque além de precisar ter um local para ser o consultório, é preciso conquistar pacientes e isso não é algo que se consegue do dia para a noite.
Das 3 psicólogas entrevistadas, apenas uma tem seu próprio consultório, mas também sempre teve um trabalho paralelo. E atualmente atende poucos pacientes (Z.M).
Já as outras duas, sublocam horas em uma clínica que possui vários profissionais, tanto na área da psicologia, como em outras áreas (C.E e R.L).
Todas possuem autonomia em seus trabalhos. As psicólogas Z.M e R.L gostam de que elas mesmas atendam o telefone e terem o primeiro contato com os pacientes. E a Z.M não cobra a primeira consulta.
População atendida:
Todas psicólogas entrevistadas atendem paciente de classe média alta e alguns de classe média.
Ou seja, na área clínica é muito difícil ter