Psicanálise
PULSÃO: O instinto é à base da pulsão.
A base da pulsão primeiramente é o instinto, depois que cair a primeira gota do leite morno da mãe termina o instinto e ocorre a pulsão.
É uma energia que busca vários tipos de prazer, que não seja essencialmente sexual.
É uma energia que está entre o somático (fisiológico) e o psíquico.
A pessoa distingue uma pessoa dependendo do alvo e do objeto.
PULSÃO PARCIAL
Na infância o indivíduo não possui um objeto definido;
A pulsão parcial é quando não se tem um objeto fixo e determinado, esta é independente, ou seja, o objeto pode ser encontrado em seu corpo ou fora dele;
O autoerotismo faz parte da pulsão parcial.
LIBIDO: É um tipo de pulsão que busca o essencialmente o prazer, a satisfação sexual
PERVERSÃO: É quando a pessoa só fica nas preliminares e não chega ao coito. A perversão necessita de um contexto para acontecer. A pessoa pode até gozar, mas esta não realiza o coito. Existe gozo sem penetração e penetração sem o gozo.
Exemplo: A pessoa que só conseguia gozar se a mesma conseguisse encher um balão
Obs: É perversão quando se torna exclusiva
O perverso faz maldade.
FETICHE: É quando a pessoa chega ao coito (ao gozo). A mesma só chega ao coito se o objeto estiver presente, este pode ser inanimado ou uma parte do corpo que não seja apropriada ao sexo. Exemplo: o filme veludo azul, em que a pessoa só conseguia gozar se estivesse com o veludo em sua mão. Ex2: Se não estiver usando óculos não chega ao coito.
Existem três tipos de inversão:
Invertidos absolutos: A pessoa da sempre; ou seja, seu objeto sexual só pode ser do mesmo sexo, enquanto o sexo oposto nunca é para eles objeto de anseio sexual.
Invertidos Anfígenos: ( hermafroditas sexuais): da de vez em quando;ou seja, seu objeto sexual tanto pode pertencer ao mesmo sexo quanto ao outro, portanto, não há caráter de exclusividade.
Invertidos ocasionais: Da sempre que está bêbado. Não tem seu objeto, ou seja, em certas condições