psicanálise
1- Quais as práticas de Freud que antecederam a formulação da teoria psicanalítica?
Freud desde o início de sua prática usara a hipnose, não só com os objetivos de sugestão, mas também para obter a história da origem dos sintomas. Posteriormente passou a utilizar o método catártico e aos poucos foi modificando a técnica Breuer, abandonou a hipnose e desenvolveu a técnica de concentração, e por fim, abandonou as perguntas para se confiar completo à fala desordenado do paciente.
2- Como se caracteriza a primeira teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico? Essa teoria refere-se à existência de três sistemas ou instâncias psíquicas: inconsciente, pré-consciente e consciente.
O inconsciente exprime o “conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual da consciência”.
O pré-consciente refere-se ao sistema onde permanecem aqueles conteúdos acessíveis à consciência. É aquilo que não está na consciência, neste momento, e no momento seguinte pode estar.
O consciente é o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo interior.Na consciência, destaca-se o fenômeno da percepção, principalmente a percepção do mundo exterior, a atenção, o raciocínio.
3- O que Freud descobriu sobre a sexualidade? Descobriu que a maioria de pensamentos e desejos reprimidos referiam-se a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida dos indivíduos, isto é, que na vida infantil estavam as experiências de caráter traumático, reprimidas, que se configuravam como origem dos sintomas atuais, e confirmava-se, desta forma, que as ocorrências deste período da vida deixam marcas profundas na estruturação da pessoa. As descobertas colocam a sexualidade no centro da vida psíquica, e é postulada a existência da sexualidade infantil. Estas afirmações tiveram profundas repercussões na sociedade puritana da época, pela