Psicanálise
Para que serve a Psicanálise: pode-se dizer que é um caminho da vivência humanizadora, da compreensão do outro, da busca de boas relações do indivíduo consigo mesmo e com os que o cercam, ou seja, maior preocupação com as pessoas.
Assim, temos menos métodos/padrões de ensino escolares, possibilitando a renovação do ensino.
Limites e possibilidades da Psicanálise na educação: os alicerces do caráter do indivíduo já se encontram firmados quando ele vai pela primeira vez à escola (os traços do id já se encontram definidos no seu lugar). Da mesma forma, se diz dos sentimentos que cercam o ego de cada criança.
O professor pode contribuir muito, a começar, sem dúvida, pelo abandono do sentimento de onipotência que atribui a ele o poder de moldar a personalidade do aluno. Uma das aflições do educador, não só nessa etapa da escolarização, é a incapacidade que sente diante de certas atitudes das crianças e dos jovens.
O professor possui objetivos, conceitos e valores, desejando serem refletidos nas pessoas que educa e sente-se frustrado, muitas vezes, por não conseguir fazer valer o seu exemplo de vida. Seus alunos não são as pessoas que ele gostaria que fossem.
Essa frustração instala-se quando o professor não percebe a dinâmica de seu inconsciente e se deixa levar por vínculos transferenciais. Mais ainda, quando não considera a história de constituição da personalidade do outro. A busca do entendimento desses dois aspectos, presentes em todas as nossas relações interpessoais, não só as que se passam na escola, é uma maneira de amenizar