PSICANALISE
Disciplina: Ètica e Legislação em Psicologia
Docente: Wayne Francis Mathews
RESENHA
PALMAS/TO
24 DE FERVEREIRO DE 2014
SABER CUIDAR – ÉTICA DO HUMANO
A humanidade ao longo de sua história vem passando e buscando mudanças na forma de cuidar e de ser cuidado. Tal busca civilizacional nos permite dar um salto de qualidade na direção de uma nova consciência, convivência, e cooperação que sustenta o seu processo evolutivo.
Segundo Boff, tudo o que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado, ou seja, cuidar é mais que um ato, é uma atitude, abrange mais que um momento de atenção, de zelo e de desvelo, emerge de um caminho coletivo que se faz caminhando. Do ponto de vista existencial, outro autor, traz o cuidado como sendo um modo de ser essencial, um fenômeno que é a base possibilitadora da existência humana enquanto humana, sem o cuidado o homem deixa de ser humano.
Sendo assim, o cuidado é tão importante para a vida humana e não só e para a preservação da mesma, que deu origem a uma fábula-mito do cuidado conhecida ainda como ‘a fábula de Higino’, que se personificou e se concretizou. Para interpretar este mito, Boff, utiliza as dimensões de forma concreta e figurativa, e a própria natureza em todos os sentidos da palavra para mostrar e explicar toda sutileza e importância que está envolto ao mito do cuidado, fábula, modo de ser, e/ou etc. Essas dimensões são: terra- dimensão material e terrena da existência, no seu momento de auto-realização e de autoconsciência; céu- dimensão espiritual e celestial da existência, indicando que o universo é consciente e possui propósito; e história e utopia- como sendo a condição fundamental, onde o ser humano e a sociedade não podem viver sem utopia, ou seja, não podem deixar de sonhar, muito menos desistir de alcançar e de realizar os seus sonhos, pois ‘os sonhos são mitos privados, e os mitos são