Psicanalise
Teoria, Método de investigação e Análise.
Teoria: caracteriza-se por um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre o funcionamento da vida psíquica.
Método de investigação: caracteriza-se pelo método interpretativo, que busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias, como os sonhos, os delírios, os anseios, as associações livres, os atos falhos.
Análise: prática profissional que se refere à forma de tratamento, busca o autoconhecimento ou a cura que ocorre através dele.
2) Quais são as práticas de Freud que antecederam a formulação da teoria psicanalítica?
Freud formou-se em medicina, especializou-se em psiquiatria. Trabalhou em um laboratório de fisiologia e deu aulas de neuropatologia no instituto que trabalhava. Passou a clinicar, atendendo pessoas acometidas de problemas nervosos. Em paris trabalhou com Jean Charcot, psiquiatra Frances que tratava as histerias com hipnose.
3) Quais foram as descobertas finais que configuram a criação da psicanálise?
A descoberta de forças psíquicas. Resistência e repressão, ambas localizadas no inconsciente.
Resistência: força psíquica que se opõe a tornar algo consciente, a revelar um pensamento.
Repressão: processo psíquico que visa fazer desaparecer da consciência uma idéia ou representação insuportável e dolorosa que está na origem do sintoma.
4)Como se caracteriza a primeira teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico?
É baseado em cima de três instâncias psíquicas: inconsciente, pré-consciente e consciente.
Inconsciente: conjunto de conteúdos não presentes no campo atual da consciência.
Pré-consciente: refere-se ao sistema onde permanecem aqueles conteúdos acessíveis a consciência. É aquilo que não está na consciência, neste momento, e no momento seguinte pode estar.
Consciente: sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo interior. Na