Franquias
Quem nunca teve vontade de montar um negócio? Seja numa situação de desemprego, seja pela vontade de ganhar autonomia, todo mundo já foi cutucado pelo desejo de se tornar o próprio patrão. Mas a grande questão é: quantos desistem de colocar o seu sonho em prática? A maioria dos "aspirantes" a empresários, com certeza, joga a toalha antes mesmo de dar o primeiro passo. A razão está no medo. As pessoas têm pavor de apostar seu capital na montagem de um negócio e acabar perdendo investimentos que muitas vezes demoraram anos para serem acumulados.
1 – Conceitos básicos:
Franquia:
A Franquia é uma modalidade de distribuição e marketing através do qual o franqueador concede a uma pessoa natural ou jurídica – o franqueado – o direito de trabalhar com um conceito de negócio, comercializando um produto ou prestando um serviço debaixo de um formato de negócio do franqueador e debaixo da sua própria marca.
Franqueado:
É o investidor, natural ou jurídico, que adquire o direito de comercializar um determinado conceito de negócio e todos os métodos inerentes a ele, desenvolvidos pelo franqueador. Que por sua vez manterá vínculos com este último para receber assistência tanto inicial como continua.
Franqueador:
É uma pessoa natural ou jurídica que tenha desenvolvido um negócio com êxito debaixo de um método determinado, referente a um produto ou serviço, e que procura a sua expansão através da procura de investidores que lhe cederá o direito de trabalhar operar debaixo da sua marca e com seu método operativo e organizativo. O franqueador prestará uma assistência inicial e continuada a esses investidores – franqueados – através da assessoria, entretenimento e orientação para o desenvolvimento do conceito de negócio.
Central franqueadora:
É a estrutura que deve da cobertura e assistência necessárias a rede de franquias.
É um elemento vital para um correto mantimento a assistência da rede de franquias.
Negócio:
É a marca distintiva da rede, a que pertencem