psicanalise
Sigmund Freud, criador do paradigma psicanalítico, nasceu, em 1856, na cidade de
Freiberg, Morávia, hoje, uma região da República Tcheca. Originário de família judia, viveu grande parte de sua vida em Viena, na Áustria, e morreu em Londres, capital da Inglaterra, em 1939, para onde se refugiou das perseguições do nazismo.
Formado em medicina, interessou-se por estudar manifestações de desequilíbrio psicológico e foi no contato com seus pacientes que elaborou sua teoria. Esse é um aspecto importante do paradigma porque revela o ambiente em que a Psicanálise surgiu e o destino original de suas formulações: a cura de pessoas que sofrem distúrbios psíquicos. Freud não se dedicou a analisar a escola e o trabalho do professor, embora tenha abordado questões educacionais em alguns de seus escritos.
O que é psicanalise?
Psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica da psique humana independente da Psicologia, que tem origem na Medicina, desenvolvido por Sigmund Freud, médico que formou-se em 1882, trabalhou no Hospital Geral de Viena e teve contato com o neurologista francês Jean Martin Charcot, que lhe mostrou o uso da hipnose.
Freud propôs este método para a compreensão e análise do homem, compreendido enquanto sujeito do inconsciente, abrangendo três áreas:
1. um método de investigação da mente e seu funcionamento;
2. um sistema teórico sobre a vivência e o comportamento humano;
3. um método de tratamento psicoterapêutico.3
Freud e a Pedagogia
Alguns autores apontam a evolução do pensamento de Freud sobre pedagogia. Inicialmente, ele depositava grandes esperanças em uma reforma educacional, inspirada pelas descobertas da psicanálise. Mas, com o tempo, ele passou a acreditar que uma "pedagogia psicanalítica" era impossível, pois não há como evitar conflitos entre a satisfação das pulsões da criança e qualquer tentativa de organização civilizada de sua vida social.
Mesmo que Freud, pessimista, não tenha elaborado nenhuma