Psicanalise
INTRODUÇÃO
Diante do material estudado: Freud além da alma, no documentário complementar: A invenção da psicanálise e na leitura do texto: A invenção da psicanálise, que pertence ao livro: Freud e o inconsciente (Autor: Garcia-Roza), foi visto que a psicanálise que foi criada pelo Austríaco Sigmund Freud veio para abordar o território desconhecido que é o inconsciente. Com o material visto foram acrescentados muitos conhecimentos, assim facilitando todo o entendimento da disciplina.
PONTOS DE ENCONTRO
Em todo o material apresentado, é enfatizado o fato de que Freud começou inicialmente com a hipnose, que marcou profundamente seus métodos de psicanalista. Freud interessou-se desde o início por distúrbios emocionais que na época eram conhecidos como ‘histeria’, e empenhou-se para, através da Psicanálise, encontrar a cura para estes desajustes mentais. Diante disso ele passou a utilizar a arte da cura pela fala, descobrindo assim o reino onde os desejos e as fantasias sexuais se perdem na mente humana, reprimidos, esquecidos, até emergirem na consciência sob a forma de sintomas indesejáveis, por uma razão qualquer.
O filme e o documentário retratam estudos psíquicos do pai da psicanálise. São demonstradas várias fases da vida de Freud, e suas observações, estudos e tratamentos de pacientes com histeria e neuroses, através de vários métodos de análises, tal como a catarse hipnótica, estudada por vários de seus colegas como Charcot, Breuer, vindo a originar a associação livre, com Freud.
O grande destaque nos três materiais são os estudos sobre a histeria, que foi o que levou Freud a descobrir o inconsciente e a postular a psicanálise. Ele observou que os sintomas físicos não possuíam causa orgânica. Segundo Freud, a histeria é causada pela recusa do desejo sexual que é tipicamente reprimido e se manifesta em forma de ansiedades e