Psicanalise
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO-2ª FASE
PSICANÁLISE
LAGES
2012
PSICANÁLISE SEGUNDO SIGMUND FREUD
Cujo objeto central era o estudo do inconsciente e sua finalidade era a cura de neuroses e psicoses, tendo como método a interpretação e como instrumento a linguagem, tanto a linguagem verbal das palavras quanto a linguagem corporal dos sintomas e dos gestos. A vida psíquica é constituída por três instâncias, duas delas inconsciente e apenas uma consciente: o id, o superego e o ego.Sendo os dois primeiros inconsciente e o terceiro consciente.
O id é formado por instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes, ou seja, pelo que Freud designa como pulsões. Estas são regidas pelo principio do prazer, que exige satisfação imediata. O id é a energia dos instintos e dos desejos em busca da realização desse princípio do prazer é a Libido. Podemos encontrar três fases da sexualidade humana que se diferenciam pelos órgãos que sentem prazer e pelos objetos ou seres que dão prazer, sendo elas a fase oral, a fase anal e a fase genital, onde essas se desenvolvem entre os primeiros meses de nossa vida entre os 5 ou 6 anos ligadas do desenvolvimento id.
No centro do id, determinando toda a vida psíquica encontra-se o complexo de Édipo isto é o desejo incestuoso pelo pai ou pela mãe, onde é esse desejo o fundamental que organiza a totalidade da vida psíquica e determina o sentido de nossas vidas. O Superego, também inconsciente, é a censura das pulsões que a sociedade e a cultura impõem ao id, impedindo-a de satisfazer plenamente seus instintos e desejos. O superego, também inconsciente, é a censura das pulsões que a sociedade e a cultura impõem ao id, impedindo-o de satisfazer plenamente seus instintos e desejos. É a repressão, particularmente a sexual. Manifesta-se à consciência indiretamente, sob a forma da moral, como um conjunto de interdições e de