PSI 2015
1.1. Fundações
1.1.1. Execução de Sondagem
Sondagem à percussão, cujas objetivas principais são a medida da resistência à penetração de um amostrador padrão e a coleta de amostras representativas das diversas camadas atravessadas, além de fornecer dados importantes para o projeto de fundação das obras.
1.1.2. Ensaios de Penetração Dinâmica e Índice de Resistência
O ensaio de penetração usamos amostrador padronizados, diâmetro externo de 50,8 mm (2”) e interno de 34,9 mm (1 3/8”) é composto por sapata cortante, corpo bipartido e cabeça com válvula de esfera de aço, estando rigorosamente na forma e dimensões indicadas na NBR 6484 (ABNT).
O ensaio de penetração é realizado com a cravação do amostrator no solo, na extremidade do furo, através de golpes de um martelo de aço de 65 kg caindo de uma altura constante de 75 cm sobre a extremidade superior de haste metálica munida de peça de proteção.
O amostrador é cravado 45 cm no solo, sendo anotados os números dos golpes correspondentes à penetração dos três trechos de 15 cm.
Os índices de resistência à penetração, inicial e final, do solo no local de ensaios, são obtidos pela soma dos golpes de 30 cm iniciais e os 30 cm finais de penetração respectivamente. Os ensaios são realizados a intervalos de 1,00 metros de avanço de furo, a partir de 1,00 m de profundidade.
1.1.3. Amostragem
As amostras do solo são colhidas pelo amostrador padrão em cada ensaio de penetração, acondicionadas em recipientes herméticos e identificados por furo e profundidade.
1.1.4. Serviços Executados
Foram executados 05 furos de sondagem terrestre à percussão, com as profundidades abaixo relacionadas, totalizando 62,80 metros de perfuração.
Figura nº 01: Desenho esquemático da localização dos furos
Fonte: Autores
Tabela 01: Roteiro de sondagem
Sondagem
Profundidade (metro)
Nível de água (metros) após
24 horas
SP 01