Paper - Sobre Sacolas Plasticas
MILTON MATHIS
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR DE ASSIS
MQCC-Metodologia do Trabalho Acadêmico
10/03/2015
RESUMO
Este trabalho tem por finalidade abordar sobre a importância do meio ambiente, juntamente com a reciclagem, principalmente das sacolas plásticas e a importância da conscientização das pessoas.
Palavras chaves: Meio ambiente, sacolas plásticas, reciclagem
1 INTRODUÇÃO
O meio ambiente envolve todas as coisas vivas e não vivas que ocorrem na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos, o meio ambiente pode ter diversos conceitos que são identificados por seus componentes, podemos dizer também que é um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural.
A maioria das invenções está diretamente relacionada com nosso conforto e praticidade, podem muitas delas são colocadas no mercado sem nenhuma pesquisa mais profunda do que seu impacto este é o caso das sacolas plásticas.
2 DESENVOLVIMENTO
Sua invenção em 1862 foi uma revolução para o comercio por sua praticidade e por ser barata, apesar de ser antiga a invenção veio explodir no Brasil na década de 80, contribuindo para a filosofia do “tudo descartável”. Mas sabemos que elas são um dos grandes vilões do meio ambiente e apenas agora damos conta disso, bem como várias outras coisas que antes utilizávamos sem nenhum peso na consciência.
É consumido no mundo inteiro, aproximadamente, um milhão de sacos plásticos por minuto. Como a maioria das invenções do mundo moderno, os sacos plásticos estão relacionados à praticidade e ao conforto, porém, este é o resíduo que mais causa impacto e degradação ao meio ambiente. E na sua maioria, eles são usados apenas uma vez e depois descartados. Essa é a mecânica que estamos acostumados diariamente.
Eles são os principais causadores de entupimentos nas passagens de água nos bueiros e córregos, contribuindo muito para a retenção de lixo e para as inundações em períodos