fARISEUS
FARISEUS
MILTON MATHIS
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR DE ASSIS
10/05/2015
RESUMO
Este trabalho tem por finalidade abordar sobre os Fariseus, sua origem, seus meios de vida, influencia política
Palavras chaves: Fariseus, vida política,religião
1 INTRODUÇÃO
Significado da palavra fariseu Antes de falarmos da origem e do grupo fariseu é importante estudarmos o significado da palavra fariseu, que vem do hebraico perûsim, este tem um sentido literal de “separados”, outra tradução para perûsim é sugerida pelo nome de hãber “companheiro”, membros que respeitam de modo particular a pureza ritual.
2 DESENVOLVIMENTO
A origem dos fariseus
Os fariseus tem sua origem nos assideus, como os essê- nios. Sendo assim, alguns do assideus por não concordarem com o sumo sacerdócio de Jônatas, um grupo radical assideu sai em retiro para o deserto, esse grupo apocalíptico viviam uma expectativa do próximo tempo do fim, com sua saída eles se estruturam e formam os essênios. Outro grupo se separa dos assideus, se estrutura e daí surgem os fariseus, entre 160 e 150 a.C. Os fariseus não compartilhavam da mesma expectativa apocalíptica eminente dos essênios, que fazia desses dois grupos tão diferentes, por isso foram considerados céticos em relação a este pensamento da linha dos assideus mais radical, os essênios. Os assideus ou piedosos, no tempo da restauração realizada por Esdras, entendem e assumem essa proposta para o grupo, que não basta reconstruir templo ou muralhas de Jerusalém, mas antes disso tudo, era preciso reconstruir a vida espiritual do povo e para isso era necessário voltar para o estudo da Lei e sobre a oração, pois assim conheceria a vontade de Deus.
A vida política: o envolvimento político dos fariseus na história
Os fariseus unem-se, mesmo sem concordar com o sacerdócio ilegítimo de Jônatas, a família asmonéia e formam um tipo de associação político-religiosa visando um modo de aplicar a Lei mosaica em todos os seguimentos da