Pscologia
.
.
.
.
. Introdução
De entre os temas propostos para o trabalho, a minha escolha recaiu na psicologia educacional, pois para além de ser interessante, acho que é o ramo da psicologia que mais me poderá ajudar futuramente, no ensino superior.
É importante a realização destes trabalhos escritos pois é uma boa forma de participarmos activamente na nossa aprendizagem.
Os objectivos são conhecer esta área, melhorar a minha maneira de recolher dados e elaborar trabalhos e ser outro parâmetro de avaliação na disciplina de Psicologia.
O trabalho irá consistir em:
O que é a Psicologia Educacional?
Psicologia Educacional é a área da psicologia que aborda todas as problemáticas referentes à educação e aos processos de ensino e aprendizagem nas crianças e adultos. Cruza-se assim frequentemente com a Psicologia de Desenvolvimento, que procura compreender o que se desenvolve e modo como tal acontece, desde a concepção até à morte.
A Psicologia Educacional busca incessantemente respostas para questões tais como: quais os mecanismos de aprendizagem promotores de desenvolvimento? Quais as metodologias educacionais mais eficazes? E qual o contexto escolar mais eficiente? A sua abrangente consideração estende-se da especificidade do indivíduo até à política institucional por ele frequentada.
Figura 1: Psicologia Educacional
Aprendizagem
Podemos definir aprendizagem como, uma mudança relativamente estável e duradoura do comportamento e do conhecimento. É uma mudança que se traduz por um hábito ou por uma tendência a responder de uma certa forma numa determinada situação. Esta mudança é resultado do exercício e da experiência, podendo ocorrer de forma consciente ou inconsciente, num processo individual ou interpessoal. A aprendizagem é um processo cognitivo que implica que o ser humano interaja com o meio, a partir da sua experiência de vida. Para se adaptar, cada