PSA
(PSA)
LEA SILVA DA ROCHA
NATIEL SILVA DOS ANJOS
PRECEPTORA: LUCIVANDA
TURMA: NB 6° SEMESTRE
ENFERMAGEM
Fortaleza-CE 2015
INTRODUÇÃO
Os traumas representam um grande problema de saúde pública, sendo o acidente de trânsito o tipo de trauma mais frequente, e suas vítimas consideradas pacientes de alto risco devido ao desconhecimento imediato das lesões ocorridas. Apesar das limitações de tempo no atendimento ao paciente vítima de trauma, pode-se prestar um cuidado de melhor qualidade mediante uma assistência sistematizada, uma vez que, ela permite descobrir dados relevantes, julgar situações, tomar decisões e administrar o cuidado discriminando as prioridades e reações, em um mínimo de tempo e com um máximo de eficiência. Este estudo de caso foi realizado no Hospital Pronto Socorro dos Acidentados, com o objetivo de descrever a assistência de enfermagem prestada a paciente vítima de trauma, utilizando o Modelo de Adaptação de Nanda e diagnostico de enfermagem (D.E). Após a coleta de dados, realizou-se um processo individual de julgamento sobre as respostas da vítima de trauma e sobre os estímulos que estavam provocando essas respostas. A partir dos dados coletados, foi possível construir os diagnósticos de enfermagem levando-se em consideração os componentes do modo fisiológico de adaptação; estabelecer as metas e as intervenções de enfermagem.
OBJETIVO
Implementar a metodologia da assistência de enfermagem no Hospital Pronto Socorro dos Acidentados(PSA), localizada na cidade de Fortaleza, CE.
REFERENCIAL TEORICO
Adotamos a definição de diagnostico de enfermagem (DE), que e um julgamento clinico das respostas do individuo, da família ou da comunidade aos processos vitais, aos problemas de saúde atuais ou potencias, aos quais fornecem a base para a