PS 01
Os primeiros socorros são procedimentos básicos de emergência, que devem ser aplicados a uma pessoa em situação de risco de vida, procurando manter os sinais vitais bem como impedir o agravamento, até que a vítima receba adequada assistência. Portanto, a prestação de primeiros socorros não exclui a importante avaliação de um médico, sendo de fundamental necessidade o atendimento clínico o mais breve possível, e o acionamento imediato de um serviço móvel de urgência.
Diante de uma situação de acidente, o primeiro papel do técnico de segurança é manter a calma e em hipótese nenhuma agir por impulso ou instinto, pois pode gerar graves danos à vítima ou ao socorrista. Em seguida, deve-se garantir a segurança de ambos, solicitar socorro, controlar a situação no local não deixando que curiosos manipulem a vítima, verificar sempre os seus sinais vitais, visualizar se houve fraturas, se a vítima está lúcida, manter a vítima imóvel no local do acidente, exceto em casos que seja realmente necessária sua locomoção, utilizando assim de tábuas ou cobertor.
1. Quais podem ser as consequências da prestação de primeiros socorros de forma errada? Como esses erros se refletem na sociedade?
Um procedimento de primeiros socorros realizado de forma errônea, pode acarretar em sequelas irreversíveis a vítima. Uma movimentação inadequada, em caso de acidente automobilístico, pode ocasionar lesão cervical, ou até agravamento de fraturas, levando a vítima a um quadro mais grave de saúde, como exemplo uma paraplegia ou tetraplegia. Portanto, a pessoa que se habilita a prestar socorros, deve sempre ter conhecimento do que está fazendo, não devendo agir caso seja leiga, neste caso procurar alguém habilitado, para que não coloque em risco a integridade física da vítima.