Prótese Parcial Removível
Antes de iniciar a confecção de uma Prótese Parcial Removível é necessário ter em mãos e em mente o planejamento, que busque informar o estado de saúde bucal dos pacientes, a fim de diagnosticar os problemas e organizar o plano de tratamento, de maneira que venha a se conseguir um prognóstico adequado.
Os recursos utilizados para preparar esse planejamento, são principalmente três: exame clínico, radiográfico e os modelos de estudos que deveram estar delineados e montados em articulador.
II- Anamnese
Na anamnese o estado geral do paciente, é nessa etapa que fazemos a tomada de informações muito importantes, ficamos sabendo sobre a expectativa e motivação do paciente perante a nova prótese.
Primeiramente, é feita a identificação do paciente e queixa principal do mesmo. Também se deve coletar informações a cerca do estado geral de saúde do paciente e se está sob cuidados médicos. É de suma importância a coleta da sua história bucodental, a fim de investigar antecedentes estomatológicos do paciente, são dados importantes: frequência de ida ao dentista, hábitos parafuncionais, higiene oral, histórico de cirurgias odontológicas anteriores, se já fez uso de próteses e quanto tempo faz uso.
No exame extraoral observamos:
Assimetria facial;
Forma do rosto;
Movimentos de abertura e fechamento de boca;
ATMs;
Músculos da mastigação;
Cadeias ganglionares.
No exame intraoral analisamos:
Tecidos moles;
Dentes;
Periodonto;
Movimentos de protrusão e lateralidade;
Resiliência da fibromucosa;
Forma altura e direção dos rebordos residuais;
Valor qualitativo e quantitativo dos dentes remanescentes;
Dentes que poderão ser pilares possíveis da futura PPR;
Distribuição dos dentes ao longo do arco dentário;
Índice de sangramento gengival, índice de biofilme e PSR.
III- Referências
Exame clínico em PPR e PT. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/132308228/Aula-6-PPR-Exame clinico-em-PPR-e-PT-Bruno-Freitas-Trevizo-MIXA-28-02-13.