Pré Sal
A camada pré-sal é um reservatório imenso de petróleo e gás natural em rochas calcárias, que possui, aproximadamente, 800 quilômetros de extensão por 200 quilômetros de largura, e está localizado nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo, na região litorânea entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo. Estas reservas localizam-se abaixo da camada de sal, que podem ter até 2 km de espessura. Dessa forma, as reservas estão localizadas de 5 a 7 mil metros abaixo do nível do mar. As reservas foram formadas há cerca de 100 milhões de anos, a partir da decomposição de materiais orgânicos.
História do Pré Sal
Desde a década de 1970, geólogos da Petrobras acreditavam na existência de uma reserva petrolífera na camada pré-sal, porém não possuíam tecnologia suficiente para confirmar essa suspeita.
No final de 2007, uma extensa reserva de petróleo e gás natural foi encontrada nessa camada.
Especialistas explicam que o petróleo do pré-sal só foi encontrado nos últimos anos porque, anteriormente, a prioridade era explorar a camada pós-sal, menos profunda e, consequentemente, mais acessível e de custo menos elevado. É importante ressaltar que o petróleo acumulado acima da camada de sal também é originária do pré-sal.
Qual a importância do pré sal para o Brasil?
A importância histórico-social da indústria petrolífera vincula-se à necessidade da apropriação, pelo modo de produção hegemônico, de formas de energia de alta disponibilidade e baixa entropia, que permitam o aumento da produtividade do trabalho. Isso produz excedentes cada vez maiores, a custos que o sistema é capaz de absorver.
O carvão poderia continuar como a fonte de energia por excelência desde a Revolução Industrial, pois é o recurso fóssil mais abundante do planeta (cerca de 4 trilhões de barris equivalentes de petróleo em reservas no globo). Entretanto, a associação entre a indústria do motor de combustão interna e a do petróleo transformou um insumo