pré sal
Introdução à Economia na Indústria Química
TRABALHO: PRÉ-SAL
Aluno: Carlos Eduardo Carvalho
Professor: Alvaro Bragança
1. Introdução
Não há quem abra um jornal ou ligue a televisão e não ouça a expressão "pré-sal". Associada à Petrobrás e naturalmente ao petróleo, a expressão "pré-sal" passou a tomar conta dos noticiários depois que a estatal confirmou a existência de gigantescos campos petrolíferos armazenados na camada pré-sal, no fundo do mar.
A euforia não é para menos. Especialistas estimam que as reservas encontradas apenas no campo de Tupi, podem ultrapassar 100 bilhões de barris de petróleo e gás natural, considerando que a Petrobrás já detectou indícios de petróleo na camada pré-sal desde Santa Catarina até o Espírito Santo. Atualmente as reservas brasileiras não passam de 14 bilhões.
2. Pré-Sal
Pré-sal é uma camada de rochas porosas localizada entre 5 e 6 mil metros abaixo do leito do mar, aproximadamente a 400 km da costa. São reservas com petróleo considerado de média a alta qualidade, segundo a escala API. A camada tem esse nome por se encontrar depois da camada de sal que a recobre. No interior da camada o petróleo e o gás ficam armazenados nos poros das rochas, sob altíssima pressão. A temperatura onde se localiza a camada pré-sal é elevada, podendo atingir entre 80ºC e 100ºC. Aliada à alta pressão, as rochas se alteram e adquirem propriedades elásticas, ficando muito moles, o que dificulta a perfuração do poço. "A tendência é que ele se feche. Se você não conseguir revesti-lo rapidamente, ele se fecha e você perde o poço", explica o professor Ricardo Cabral de Azevedo, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Elas são consideradas as reservas de petróleo menos exploradas e menos conhecidas do mundo, principalmente por estarem localizadas em áreas de difícil acesso e por serem muito difíceis de