Pré Sal
O escopo deste trabalho tem a finalidade de falar sobre a camada pré-sal localizada a aproximadamente de 5 a 7 mil metros no fundo do oceano, contendo em seu interior petróleo e gás natural.
2. PRÉ-SAL
A camada pré-sal é um tipo de rocha formada por sal petrificado que fica localizado no fundo do oceano. Em seu interior possui uma grande reserva de petróleo e gás natural que se formou aproximadamente á 100 milhões de anos atrás devido a decomposição de materiais orgânicos que foram soterrados sobre pressão e se degradaram lentamente com o passar dos anos.
Atualmente foi encontrado no litoral brasileiro nas bacias de Santos, Campos e Espírito Santo ( entre Espírito Santo e Santa Catarina ) em camadas de 5 a 7 mil metros de profundidade abaixo do nível do mar. A camada possui aproximadamente 800 quilômetros de extensão e 200 quilômetros de largura.
Vários campos e poços de petróleo e gás natural já foram encontrados na camada pré-sal, entre eles o Tupi, Guará, Bem te vi, Carioca, Júpiter e Iara. Dentre esses o Tupi é o principal campo descoberto, pois possui uma reserva de aproximadamente de 5 á 8 bilhões de barris de petróleo.
Desde a década de 1970 que o geólogos da Petrobras acreditavam que Havaí petróleo na camada pré-sal, porem na época não existia a tecnologia necessária para poder realizar as pesquisas.
Para Petrobras descobrir a reserva foi preciso operar em águas muito profundas e desenvolver uma tecnologia própria com a ajuda de universidades e de centro de pesquisas. Foi contratado sondas de perfuração, plataformas de produção, navios e submarinos, sendo necessário um investimento de aproximadamente US$ 52,2 bilhões até 2017.
Para a extração foi preciso inicialmente informações geológicas, com navios especializados é feito uma espécie de ultrassom na região, os resultados desse ultrassom é enviado para computadores que mostram em três dimensões os melhores locais para começar a perfuração.
Para retirar o