Pré-sal
As operações de exploração e produção de petróleo foram conduzidas pela Petrobrás de 1954 a 1997. Durante esse período, a Petrobrás tornou-se líder em comercialização de derivados no país. A Petrobrás passou a competir com outras empresas estrangeiras e nacionais em 1997, quando o presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a Lei N° 9.478, de HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_do_Petr%C3%B3leo"6HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_do_Petr%C3%B3leo" de agosto de 1997. Tal lei regulamentou a redação dada ao artigo 177, §1º da Constituição da República pela Emenda Constitucional nº9 de 1995, permitindo que a União contratasse empresas privadas para exercê-lo.
No dia 21 de abril de 2006, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu início à produção da plataforma P-50, no Campo de Albacora Leste, na Bacia de Campos. Nesta época, após 53 anos de operação e trabalho da empresa, o Brasil chegou a atingir uma temporária auto-suficiência em petróleo (posteriormente perdida devido ao aumento de consumo).
Lucratividade e desempenho em bolsas de valores Em 2007, a Petrobrás obteve um lucro de 21,7 bilhões de reais, uma queda de 17% em relação ao seu recorde de 2006, que foi o maior lucro da história da empresa e, segundo análise da consultoria Economática, foi o maior lucro nos últimos 20 anos jamais obtido dentre todas as empresas de capital aberto na América Latina. O aumento da produção de petróleo, maior carga processada de óleo pesado nacional, maior utilização da capacidade de refino e aumento de preços são alguns dos responsáveis pelos resultados recordes. Seus sucessivos lucros são um dos grandes