Pré-relatório experimental
PETROLINA-PE
INTRODUÇÃO TEÓRICA
O dicromato de potássio, também chamado bicromato de potássio, é um sólido cristalino laranja-avermelhado, K2Cr2O7, solúvel em água e insolúvel em álcool. O dicromato de potássio é nocivo. Pode ser fatal se absorvido através da pele, ingerido ou inalado. Contém Cromo VI, um agente cancerígeno em humanos. Alergênico. Irritante ocular e do trato respiratório.
Graças ao seu agente cancerígeno é também utilizado em testes laboratoriais onde se faz necessário compostos letais (controle positivo) para comparação de mortalidade com outras substâncias.
É considerado um risco em caso de fogo devido às suas propriedades oxidantes, devendo ser mantido afastado de materiais combustíveis.
É preparado por acidificação de solução de cromato de potássio puro (a adição de uma base a soluções de dicromato de potássio inverte este processo). Periculosidade : Pode causar câncer por inalação. Irritante a pele e as vias respiratórias. Evitar a libertação para o ambiente. Consultar instruções especiais/ dados de segurança.
O cloreto de sódio, popularmente conhecido como sal ou sal de cozinha, é uma substância largamente utilizada formada na proporção de um átomo de cloro para cada átomo de sódio. A sua fórmula química é NaCl. O sal é essencial para a vida animal e é também um importante conservante de alimentos e um popular tempero.
Cloreto de sódio e íons são os dois principais componentes do sal, são necessárias para a sobrevivência de todos os seres vivos, incluindo os seres humanos. O sal está envolvido na regulação da quantidade de água do organismo. O aumento excessivo de sal causa risco de problemas de saúde como pressão alta.
Em Química, separações de misturas são utilizadas para separar substâncias em um sistema qualquer nos dois ou mais componentes originais. É realizada para as mais diversas finalidades,