Pré-projeto
Prof. VAGNER SIMONIN
RELATÓRIO TÉCNICAS DE DESIDRATAÇÃO DE TOMATES
Michele Nunes Grazielle Siqueira Mota Letícia Pessanha
Campos dos Goytacazes
2014
INTRODUÇÃO
A desidratação ou secagem de um alimento é uma execução metódica que consiste na remoção de água na forma de vapor. Esta desidratação é realizada através de calor produzido artificialmente em condições de temperatura, umidade e corrente de ar cuidadosamente controladas. Tem como principal objetivo impedir a deterioração e perda do valor comercial do alimento, também objetiva o seu refinamento, tendo-se como consequência a apresentação de um novo produto no mercado, motivando os investimentos de produção e beneficiamento agrícola, face aos benefícios monetários que derivam da transformação do produto. (Soares, 2001)
Alimentos mantidos durante longo tempo em recipientes de metal, vidro ou material flexível, hermeticamente fechado são determinados conservas. (SIELAFF, SD)
O tomate, de formato arredondado e cor vermelha, é um alimento rico em licopeno (agente anticancerígeno), possuindo também boa quantidade de vitaminas C, A e complexo B, além de sais minerais como ácido fólico, potássio e cálcio. É um alimento de baixo teor calórico, contendo apenas 15 calorias por 100 gramas de tomate.
É muito consumido na culinária brasileira e mundial. Usado em saladas, lanches, sucos e no preparo de molhos. No Brasil, os tipos mais consumidos são o italiano, carmem, cereja, caqui e santa cruz.
MATERIAIS E