Pré projeto
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PRÉ PROJETO
EDNA SOUZA OLIVEIRA RA 290990
GLEICI REGINA ARMANI RA 290995
MARCELA VIVIANE DA SILVA - 291006
MARCIA AAPRECIDA DE OLIVEIRA RIBEIRO - 291007
MARIA APARECIDA MARÇAL DE SOUZA SIMIONATO – 201009
JOGOS NA EDUCAÇÃO
BARRETOS/SP
2013
Tema: o jogo na Educação
O jogo, bem como a brincadeira faz parte da vivência da criança mesmo que ela não frequente a escola. As brincadeiras nascem com as crianças. Desde o ventre materno as crianças já convivem com brincadeiras conforme afirma Kishimoto (2007) e esse ponto é fundamental para compreensão da contribuição dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento cognitivo, físico, emocional da criança. Neste trabalho o tema abordado foi a contribuição dos jogos, de forma geral na educação.
Justificativa
A ideia básica• é oferecer subsídios para os educadores bem como trabalhar os jogos de acordo com a faixa etária da criança, para que este surta efeito na aplicação em sala de aula ou em atividades de recreação, pois os jogos podem ser manipulados tanto como o corpo como com objetos.
Problema
Procuraremos responder a algumas questões que normalmente são bastante questionadas no meio pedagógico. Entre essas perguntas se destacam algumas, tais como: O que são realmente os jogos?, Como aplicar os jogos na sala de aula?, E quais os benefícios dos jogos, brinquedos e brincadeiras na educação?. Essas questões serão respondidas por vários autores, entre os quais escolhemos alguns para servir de referências teóricas, para desenvolvimento desse tema.
Objetivo Geral
• Oferecer subsídios para que o recurso da ludicidade apresente resultados consideráveis.
Objetivos Específicos
• Identificar quais as possíveis contribuições do lúdico para a educação infantil;
• Conhecer a realidade do que essa ludicidade é em si;
• Diagnosticar os processos ludopedagógicos que dão certo para o