pré projeto
2 TEMA GERAL Crime Organizado: o Poder do Crime Organizado no Brasil.
3 TEMA ESPECIFICO Crime Organizado: o Poder do Crime Organizado no Brasil.
4 PROBLEMA A ordem e o comando do crime organizado de dentro das penitenciárias. 5 JUSTIFICATIVA A finalidade desta pesquisa, no âmbito teórico, é mostrar o que são as organizações criminosas e como surgiram no Brasil, e também apontar até que ponto são capazes de comandar e dar ordem de dentro das penitenciárias para outros criminosos agirem em nome de comandos como o PCC (primeiro comando da capital), CV (comando vermelho), dentre outros. Justifica-se também a presente pesquisa, no âmbito social, tendo em vista que embora essas organizações sejam uma realidade preocupante em nosso país, é espantoso dizer que não há no Brasil, nem mesmo uma definição do que vem a ser crime organizado, tornando assim ineficaz a legislação pertinente ao assunto. Portanto, é indispensável uma análise geral do crime organizado, para que possamos compreender a sua complexidade, bem como a extensão dos seus danos. Juridicamente, a relevância da pesquisa centra-se na Lei nº 9.034, de 3 de maio de 1995, que dispõe sobre a utilização de meios operacionais para a prevenção e repressão de ações praticadas por organizações criminosas. 6 OBJETIVOS
6.1 OBJETIVO GERAL Analisar a finalidade e apontar como agem as organizações criminosas.
6.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Conceituar organização criminosa através da história até os dias atuais. Delatar as organizações e os comandos dentro das penitenciárias, como agem, como funcionam as hierarquias e quais as punições aos que não cumprem determinadas ordens do comando.
Quais as ações do Poder Público no sentido de combater de frente o crime organizado.
7 HIPÓTESES Os estudos vêm consolidar o fato do poder que há dentro das organizações criminosas, os altos valores em dinheiro que movimentam essas organizações criminosas com o crime.