Pré projeto sobre tuberculose
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3 1 PROBLEMÁTICA E HIPÓTESE 4 2 OBJETIVO 5 2.1 Objetivo Geral 5 2.2 Objetivos Específicos 5 3 JUSTIFICATIVA 6 4 METODOLOGIA 7 5 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 8 6 PLANO PROVISÓRIO 9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
INTRODUÇÃO
A tuberculose é um problema de saúde prioritário no Brasil. Sua preponderância está associada a elementos vinculados à pobreza como: desemprego, baixo grau de escolaridade, alimentação deficiente e insuficiente, moradia inadequada entre outros.
Trata-se de uma doença infecciosa acometida pelo Mycobacterium tuberculosis e o seu contagio se faz por via aérea, de uma pessoa doente a um saudável. A infecção proveniente, localizada no pulmão, pode continuar latente ou progredir para o estado de doença e, também, posteriormente alastrar para outras partes do corpo como meninges, rins, ossos e linfonodos.
Atualmente dois fatores concorrem para o agravamento do quadro da tuberculose: a epidemia da AIDS e a multidroga resistência, que são os casos que apresentam resistência à rifampicina e isoniazida, e de uma terceira droga dos esquemas padronizados, portanto e de suma importância centrar-se no fato de que, o vetor da tuberculose que não adere ao tratamento, permanece doente, e continua como fonte de contágio.
Além disso, a inconstância do tratamento leva a uma resistência medicamentosa e à volta da doença, impondo complexidade ao método de cura e aumentando o tempo e o valor do tratamento, portanto a adesão dos pacientes de tuberculose ao tratamento é considerada a maior barreira para o equilíbrio e a extinção desta doença no âmbito de saúde pública. Por isso tem se exposto como um desafio no tratamento de pacientes exclusivo e no aumento de cepas de bacilos resistentes.
Portanto, o estudo das causas que levam os pacientes a abandonar o tratamento ira favorecer o ajuste dos planos terapêuticos de