Epicuro e idade média
SALVADOR
2012
EPICURO
IDADE MÉDIA
SALVADOR
2012
Epicuro - Vida e Obras
Epicuro nasceu em 341 a.C. em Samos. Passou sua juventude em sua terra natal e iniciou-se em filosofia com treze anos, em 328 a. C. Era descendente de pais atenienses. Ainda jovem, Epicuro se transferiu de Samos para Teos, onde teve os primeiros contatos com a teoria atomista, pregada por Nausífanes de Téos, discípulo de Demócrito de Abdera. Epicuro estudou e, após algum tempo, fez uma reformulação da teoria observando alguns pontos dos quais tinha discordado.
Aos 18 anos, lecionou em Mitiliene e Lâmpsaco, aproveitando para amadurecer sua doutrina e formar um círculo íntimo de amizades. Aos 35 anos (em 306 a.C.), volta para Atenas e monta uma escola com o nome de “Jardim”, que se tornou centro das reuniões aristocráticas dos seus admiradores e discípulos. Em seus jardins, num sereno lazer, semelhante ao dos deuses, deu vida a uma sociedade genial e dominava o vínculo da amizade. O mestre pareceu aos discípulos como que um redentor; a sua filosofia foi considerada como uma religião, a sua doutrina, resumida em catecismos, a sua imagem, gravada nas joias, em sua honra celebravam-se festas comemorativas, mensais e anuais. Se não houve pensadores epicuristas notáveis depois de Epicuro no mundo clássico, nem depois houve, todavia, em todos os tempos e lugares, homens famosos, pertencentes a classes sociais elevadas, os quais aplicaram a sua doutrina à vida e dela fizeram a substância de sua arte.
Lecionou em sua escola até a morte, em 270 a.C., cercado de amigos e discípulos e tendo sua vida marcada pelo ascetismo, serenidade e doçura. Epicuro expôs a sua doutrina num grande número de escritos, pela maior parte perdidos.
Os escritos apresentam Epicuro como homem bem-humorado, atencioso, agradecido, alegre. Foi uma pessoa fidalga e refinada: fazia da formosura o princípio inspirador da