Pré projet pós latu sensu
Pré-projeto de pesquisa
Pós-Graduação Latu Sensu
Título: A técnica de scaffolding como estratégia pedagógica para promover a prática oral e o desenvolvimento da fluência na língua inglesa
Aluna: Ana Paula Botelho Ferreira
1. Delimitação do Tema
A técnica de scaffolding e sua relação com o processo de produção oral e de desenvolvimento da fluência na aprendizagem do inglês como língua estrangeira, por alunos com até 3 (três) anos de estudos em cursos de idiomas que adotam a abordagem comunicativa na Cidade do Rio de Janeiro / RJ.
2. Problema de pesquisa
Como a técnica de scaffolding, derivada do conceito da Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygostsky, pode ser utilizada como estratégia pedagógica para promover a prática oral e desenvolver a fluência na sala de aula de inglês como língua estrangeira?
3. Justificativa:
Levando-se em consideração a necessidade da comunicação na língua inglesa imposta pela globalização, há quase que um consenso entre os educadores que trabalham com o idioma, de que a habilidade da fala precisa ser otimizada em sala de aula. Não se trata de uma supremacia dessa habilidade em relação à compreensão auditiva, à leitura e à escrita. O que ocorre, é que essas últimas podem ser trabalhadas não só no âmbito da sala de aula mas também como uma extensão dela por meio de tarefas de casa.
Aliada a esses fatores, há uma constante insatisfação no que diz respeito à quantidade e à qualidade do evento da fala por parte dos aprendizes na sala de aula onde a abordagem comunicativa é adotada como corrente pedagógica.
A produção oral, não raramente aquém do que se espera para determinados níveis, em especial aqueles que variam do inicial ao pré-intermediário, é alvo de observação. Emerge dessa observação a necessidade de se investigar os motivos que originam entraves para que o evento da fala ocorra nas proporções e